NILSON RUTIZAT
Escrever para mim é como respirar, eu preciso escrever para continuar vivo.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Perfil Livros à Venda Prêmios Contato Links
Textos
Ensino Remoto de Língua Portuguesa

 
O Ensino Remoto foi e ainda é um grande desafio, uma vez que muitos condicionantes interferem no processo de ensino e aprendizagem. O primeiro foi a adaptação tanto de professores como de estudantes, já que a implantação dessa modalidade de ensino ocorreu de forma emergencial, não houve tempo suficiente para que pudéssemos nos preparar. Somado a isso, veio o sentimento de perigo trazido pela pandemia do coronavirus.

Superado um pouco da adaptação, veio a questão motivação, o professor precisou criar e recriar maneiras de ensinar para chamar a atenção do jovem. É uma tarefa muito difícil, pois sabemos que motivar os jovens e até mesmo os pais a participarem de atividades remotas por meio da internet, não é nada fácil. O que nos provou que nossos jovens usavam a internet para tudo, e muito pouco para estudar.         

No entanto, esses desafios também nos impulsionaram a nos reinventarmos como profissionais. Percebemos por meio do Regime Especial de Ensino, que era urgente a inserção das mídias digitais no processo de ensino e aprendizagem, enxergamos que o ensino de língua portuguesa também podia acontecer por meio de uma live numa rede social, por meio de um questionário, de uma reunião online.


E é nesse ponto que há positividade no Ensino Remoto, professores e alunos aprenderam a utilizar a internet e suas ferramentas como ferramentas de estudo e isso mudará o jeito que fazemos educação. Foi durante a pandemia que organizamos uma Antologia com os textos de nossos estudantes e foi também durante a pandemia que os estudantes foram convidados para uma Feira Literária no Rio de Janeiro.

Essas e outras ações fizeram os estudantes descobrirem que eles sabiam muito mais de língua portuguesa do que imaginavam. Foi por meio das lives que eles perceberam que as habilidades de argumentação desenvolvidas durante a escrita da redação não estavam restritas ao texto escrito. E foi por meio das ações desenvolvidas durante o Ensino Remoto que os estudantes perceberam que eles podem aprender português em situações reais de seu cotidiano.

 
Nilson Rutizat
Enviado por Nilson Rutizat em 21/12/2020
Alterado em 21/12/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários